18 de julho de 2008

Up date


Update: Dia do amigo

A primeira mensagem foi da Adelaide . Ela me informou com seu carinho que hoje é dia do amigo. Pensei: preciso postar um update de homenagem aos meus amigos de verdade da blogosfera. Mas o quê? A resposta veio com o segundo comentário : CAntonio meu conterrâneo e contemporâneo lá de Sampa. Pronto! A inspiração veio. A frase não é minha mas bem que poderia ser...


"Como disse Chuck Norris , amigo de verdade não chega para apartar a briga , chega dando uma voadora"

Beijosmil.
______________________________________
Amor bandido e livre arbitrio


Imagem retirada daquí

Nesse texto de 2007 e republicado por ocasião da blogagem coletiva para a Valorização da Mulher Brasileira , eu retratei a Maria, faxineira , que via na Lei Maria da Penha um pouco de amparo ao seu casamento com um cara tipo valente, que gosta muito de beber. No primeiro texto ele estava preso por denúncia da própria Maria .

Querem fazer um up date e saber como ela está hoje? Pois bem, quem não está é bom sentar.

Marcelo - esse é o nome do nobre rapaz e marido de Maria, não sei por que cargas d´dágua saiu logo da prisão. Cerca de 30 dias, talvez, não me lembro.Saiu e foi morar com a mãe , já que se fosse encontrado próximo à casa de Maria ou se tentasse se aproximar das crianças seria novamente preso e aí sim, de forma irreversível .Até acredito, ele é pobre.

Eu percebia, nas poucas conversas com ela que , apesar das várias pisadas dele na bola, seu coração tinha se abrandado. Mais ainda, ela já o tinha perdoado. Nas rebeliões nos presídios brasileiros exibidas pela tv, a figura da mulher nos portões, intercedendo por seu homem , filho , neto, ou irmão atrás das grades , me impressiona mais que o drama de alguns presos.

O tempo , esse médico de mão cheia , não deixa de passar e de curar .Marcelo e Maria se reconciliam, ele volta a morar com ela e mais 3 crianças . Os 3 adultos já sairam ( correndo ) de casa. Semana passada ela faltou no dia da faxina. 7.30h telefonema a cobrar .Marcelo me avisa que Maria está no hospital tomando soro. Quase entro em pânico quando ouço seu irritante riso : " Acho que ela tá grávida, Dona Cris", hehehehe...ferrou! . Foi o lamento mais prepotente que já ouví. Meu dia podia ter começado melhor.

Raciocinando ( raciocínio que salva ! ) , me acalmei. Salvo juízo mais aprofundado de cada assunto e excetuando-se as fatalidades, temos o que plantamos , e/ ou escolhemos, e/ou merecemos,e/ou procuramos, e/ou aceitamos. Ponto. Quero dizer com isso que qualquer opinião ,que não a dos envolvidos, será no mínimo suspeita e irá espelhar neuras, frustrações, valores, vontades e preconceitos de cada um. Ninguém sabe onde o calo do outro aperta.

Posto isso, descansei do assunto. Penso que acertei na decisão. Hoje cedinho a ví entrar com uma carinha boa, arriscaria dizer , feliz.

- Tudo bem com você Maria? "Vamô que vamô" , né?

- Claro, Dona Cris. Minha vó sempre dizia: " - Melhor mais um que menos um !!!"

Então tá.

Pessoal, bom fim de semana a todos vocês , com excelentes escolhas.

Ósculos seletivos.

23 comentários:

Edu disse...

Que venha mais um fim-de-semana, mais um beijo, mais um edredon, mais um carinho seu! :-)

Unknown disse...

Às vezes vejo que teos o que está mais fácil, mais próximo, trazido para junto pela atração de qualquer movimento que nos aborde, assim, de surpresa. Bjos.

Edu disse...

Ah sim, imagem sempre ajuda! Mas a música não está entrando no meu Firefox 3. Talvez se me falte plugin do quicktime... a conferir!

Ei, eu adoro banho! :-) Quando "pulo" algum é mais pensando na conta de luz, mesmo. Já na casa do Bichinho tem aquecedor solar e dá pra ficar hoooooras... (ele gasta só 3 m2 de água por mês e a sabesp cobra 10 m2 no mínimo...).

1 cueca é porque só vou dormir hoje na casa nova. Não tem tv ainda... :-)

dade amorim disse...

Cris, sabe q q eu acho desses casos? Tirando o fato de certos homens serem mesmo mais pra animais que pra racionais (mas isso existe em qq faixa social), é como vc diz: cada um sabe de si. E não adianta a gente jogar sabedoria fora. É outro meio, outras influências, outra mentalidade que nunca, mas nunquinha, vão concordar entre si. Então fica combinado assim. Se a gente gosta da Maria, melhor deixar rolar. E que Deus a abençoe!
E a nós também :)
Beijo beijo.

CAntonio disse...

Ai, ai, ai,

Eu tinha postado um comentário mas, aquela peçazinha que fica à frente do monitor anda falhando.

Tudinovo:

Resumindo tudinho isso quer dizer que com Lei Maria da Penha, do Brás ou do Bixiga, as coisas continuam a mesma.
Falta-nos (a nós todos como brasileiros) mais vergonha do que coragem.

E começo detonando a própria senhora Maria da Penha que se submeteu a uma vexatória "comemoração" quando da entrega da sua mais do que justa indenização (veja a foto nesse link- http://noticias.terra.com.br/brasil/galeria/0,,OI68788-EI306-FI806594,00.html). Essa cerimônia me fez lembrar daqueles premios no Caldeirão do Huk.

Enquanto houver pessoas que se rendem ao poder como perús em véspera de natal, nós estamos todos fundidos e mal assados.

E o poder no caso do seu post se chama Marcelo, no caso do Brasil se chama NoçuGhia e cumpanheirada.

Eu guentoooo?

Mr Bush, antes de entregar o poder a outro Lulla da Silva, o Obama, pode me convocar para o Iraque; exijo apenas respeito e, é claro, um bom salário, as bombas eu tiro de letra.

Bjusmil a Cris do Brasil.

Regina Ramão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Ramão disse...

Cada um tenta ser "feliz" do seu jeito. Esta é a nossa busca incessante. O ser humanos só quer ser feliz e não sofrer. Aí acredita que para ser feliz tem que "amar", só que não existe amor sem sofrimento, nem felicidade sem amor. É tudo muito louco. Então, cada um com sua neura. E mulher parece que nasceu mesmo para sofrer por amar demais.

Beijo
Bom findi, guria!
Obrigada pelas palavras de apoio na minha momentânea neurose.

Re

Renata Silva disse...

Puts!
O tempo às vezes cura de forma errada. Mas pelo menos cura.

Beijos

dade amorim disse...

Feliz dia do Amigo, Cris!
Beijo beijo.

CAntonio disse...

Cris,


Não esqueça que hoje (20/07) além de dia do amigo é também o dia do Pulo (World Jump Day).

Nesse dia todos os muy amigos, os amigos da onça e os traíras-amigos devem receber um pulo na garganta.


GrandAbraço (de amigo, não de urso-amigo)

Cris disse...

DÙ..

Pra trocar carinho contigo não é preciso fim de semana nem edredon, tá bom???

Dorotí

Cris disse...

Rico..

Pois é, acho que tens razão, mas temos que ficar espertos com essas "suspresas" do destino, não? Já ouviu falar do cavalo de Tróia ? rsrsrsr...menos, Cris, menos...

beijão

Cris disse...

Adelaide..sábias palavras , querida.
Acho que acostumamos a achar que temos a verdade conosco, não?

Beijos.

Cris disse...

CAntonio:

Concordo com tudo, viu? Sáo não sou mais militante nem falante de política...Enfresquei com a idade. Cansei..Afff!!!!rsrsr
Foste o inspirador da update, visse?

Beijos, querido.

Cris disse...

RÊ, minha irmã virtual...


Essa imagem do dia do amigo me fez lembrar nossos emails..rsrsrsr

Beijão, linda.. Vai dar tudo certo com a filhota.Sempre dá, nós é que somos "meia" tolas. Analisando-nos pela metade, claro.

Beijaço.

beijão.

Cris disse...

LindinhaRe...

Será que é melhor uma cura errada ou uma doença suportável? taí.. Vamos pensar...rsrsr

Beijão , fofa..

CAntonio disse...

Cris, Cris


Acredite; ao ler as filosóficas palavras de Chuck Norris eu rachei o bico.


Cê tá demais...

Bjusmil à amigona do Brasil

Marcelo F. Carvalho disse...

Dizem que a vida imita a arte... Isso é mentira. Não existe arte, a vida é que é as duas coisas.
Adorei esta forma de escrever: "Posto isso, descansei do assunto". Pronto, o que era real já virou Literatura (e das boas porque bem escrita).
Mas estou contigo e não abro, cada um sabe o que sabe e o que vive. Não vale discutir nem é da conta de ninguém.
______________________
Bom começo de semana!
Abraço forte!

Cris disse...

CAntonio...

Também acho essa frase " da hora" .
Foste o inspirador, lindo.

Boa semanita!.

Renata Silva disse...

Eu tenho amigos que chegam dando voadoras!
;-)

Anônimo disse...

.



Eu adoraria discutir as leis. Punir os culpados e levar para uma festa os injustiçados, mas não tendo o poder de mandar prender e de mandar soltar, eu prefiro ficar de fora. Sofro com o que vejo e ouço, mas torço para que todos se entendam, se abracem e sigam a mesma estrada. Enquanto isso eu sigo os vieses desse atalho para não perder os comentários e me fazer omisso. Gosto de saber da síntese que fazem da vida e mais ainda, do jeito de como são feito os comentários. Eu não me atrevo, juro. Não tomaria partido nesta festa ou acompanharia este funeral. Prefiro pagar os meus impostos, já que eles são de acordo com a minha receita e esperar que o poder público, que de poder e de público eu não fiquei sabendo, tome o seu lugar nesta viagem.

Beijos,

silvioafonso.



.

Cris disse...

Lindinha RÊ..

Sorte tua, querida. Fique sempre perto deles.Só tenha à mão a caixa de curativos.

Beijão.

Cris disse...

Poeta..

Eu não (adoraria discutir as leis ). Não agrega. Gosto sim, de mostrar como cada ser humano vivencia sua própria lei.

Bom que você voltou.

Bj