13 de julho de 2008

The BREGAst






UP DATE de 16-08... Falem sério...vou explodir!!!!!!




Esses selos vieram da Dra. Tânia : advogada e defensora pública em Mato Grosso.


beijo, linda. Gratíssima pelo carinho.
_____________________________________________

Deixo o significado de algumas palavras no final do post para os amigos de Portugal entenderem melhor o texto .Hoje vou falar de Oriosvaldo Wanderley ou simplesmente Ôri .
Oriosvaldo é gente que faz.

Ele é um gatão de meia-idade exótico . Quase cafona. O olhar lembra um pouco o do tiozinho da Sukita . A garotada aqui do escritório acha hilário seu jeitão brega . Segundo ele, alguns invejosos não assumidos associam sua figura a um Boko-moko . Maldades à parte , ele é nosso competente consultor e vendedor de livros técnicos . Só mesmo uma figura como essa para competir com a Internet e as compras de livros on line .Virou atração dos escritórios de arquitetura e engenharia do oeste paulista .
Cansado de vender "Barsa" e "Delta Larousse" pelas ruas de São Paulo desde 1970, adaptou e envenenou Wando , seu fusca amarelo, decorou 10 frases de impacto das entrevistas do Manhattan Connection e partiu rumo ao “campo”, onde os pássaros não só gorjeiam diferente , como também sobrevivem à poluição . “- Interiorzão de meus Deus, tô chegando! ” , dizia com empáfia ao pegar a Castelo Branco.
Toda manhã enquanto toma o segundo banho com Lancaster - o primeiro é a chuveirada com o phebo tradicional , e escolhendo o que vestir ,lamenta baixinho os tempos que são outros e com eles os lamentáveis sumiços das calças Tergal e das camisas Volta ao Mundo que o mantinha indefectível e “passado” durante todo o dia , do jeito que a mãe , Dona Conceição – fã de Caubí , se orgulhava. Bem verdade que sua temperatura mantinha-se em módicos 45° `a sombra com esses tecidos , mas isso era apenas um detalhe. Sentia-se um verdadeiro Alan Delon . Supimpa.
Diversão pura cada vez que o fuscão cor gema encosta e dele sai aquele cara grandão lembrando a surpresa prometida do Kinder Ovo , tão grande que quando viaja precisa parar a cada hora para estalar os joelhos . Os bancos de napa marrom desacorçoado ficam escondidos por aquela “coisa” composta por bolinhas de madeira que ,dizem, faz bem à coluna, câmbio de bola de futebol (por pouco não é do mesmo tamanho ) , fotos das crianças e da patroa com os inscritos: “Nós te amamos” no painel , figa de guiné no porta-luvas, crucifixo de madrepérola no retrovisor e “Deus é fiel” brilhando fosforescentemente na traseira do possante, completa a proteção . É o verdadeiro pout-pourrit da fé.
Sempre assobiando uma música romântica da época da jovem guarda , é também um sedutor inveterado. A escolha da música assobiada sempre vai depender do dia, das decepções, das alegrias, do humor do momento. Na 5a. feira passada, enquanto ele entrava, reconhecí “Eu te darei o céu , meu bem, e o meu amor também...”do “rei Roberto Carlos ” , como ele ainda gosta de perpetuar . Mais tarde, confidenciando ao nosso desenhista, disse que não resistiu aos olhares de uma coroa muito “boa” , de botas pretas , saia de couro muito justa sobre os joelhos e blusa "cacharell" que salientava seus seios, dona do boteco onde parou para comprar cigarros. Pensava nela naquele momento.
Difícil foi fazer o rapaz parar de rir para poder explicar-lhe que “boa” antigamente não era apenas uma mulher de bons sentimentos.

Beijos no coração de todos.

Boa semana , patota.

--------------------------------------------------------------------------------
Em tempo:Olhem só o que amigos podem aprontar. Essa da Lola foi demais pra minha cabeça. Diva, eu? Quase "imbolotei" ,linda.Obrigadíssima.
Como sempre,não consigo passar a bola, não saberia escolher entre as divas e os divos do pedaço aí da direita .

Sim, da direita.


GLOSSÁRIO PARA OS AMIGOS PORTUGUESES :

1. The Bregast - tentei um trocadilho com a palavra brega = fora de moda e o superlativo (??? socorro, Roy) inglês.

2. Gatão de meia-idade = personagem do cartunista Miguel Paiva , homem quarentão , solteiro e sedutor que atravessa a crise da meia-idade.

3. Cafona= pessoa que revela mau gosto por preferir padrões convencionais ou ultrapassados.


4.Tiozinho da Sukita = personagem de propaganda da tv, madurão , tarado por jovens .Virou sinônimo de quarentão com síndrome de peter pan.

5.Boko-moko = gíria dos anos 60/70,pessoa mais que brega, cafona, que não sabe se comportar, quase caso de internação.

6.Oeste paulista = interior do Estado de São Paulo rumo oeste.Onde moro.

7.Wando= cantor assumidamente brega, cafona .

8. Castelo Branco = no contexto, rodovia que liga São Paulo ao oeste paulista.

9.Calça Tergal e Camisa Volta ao mundo= nomes comerciais dos tecidos de fibra sintética de poliéster que nunca amassavam.

10. Caubí (Peixoto)= cantor da velhíssima guarda ." Conceição" foi um de seus maiores sucessos.

11. Supimpa= muito bom, ótimo.

12.Fuscão= apelido carinhoso do automóvel VW.

13. Patota = grupo de amigos, turma.

31 comentários:

Unknown disse...

vc tá num silêncio daqueles. *rs lá vou eu pesquisar algo a respeito do que vc postou. bateu curiosidade.

Cris disse...

Ai,ai, Riquito.Não procura muito não. O que foi vira literatura . As vezes de cordel...rsrsr

Beijão

Unknown disse...

rsrsrs
adorei o texto e adoro o personagem principal! rsrsrsr afinal ele quando aparece traz humor para nós!

bjones

Edu disse...

Se ele parar de fumar e tiver malão, caio de boca! Ok, eu não que tô noivinho, mas posso apresentar uns amigos! :-)

Anônimo disse...

Heloclildes, nobre gafanhota:

Sei que nutres certa admiração aos homens maduros, mas esse além de brega tem aquele defeitinho básico na mão esquerda heheheh

Beijo, linda.

Anônimo disse...

rsrsrs.Edu.. Adoro você , mesmo com a concorrência , viu??

Beijos duplos, como sempre.

Esquadros disse...

Cris como é bom te ouvir, (ler) como se contasse, só pra gente, pessoalmente...e eu adoro ouvir e contar historias e estorias...hehehehehehehehe

Adoro o brega... tipo Calipso, tipo Erasmo, Aguinaldo Rayol em casamento (meu sonho)...cantando ave maria pra chocar os evangelicos da familia...(risos)

Um beijo e Boa Semana

CAntonio disse...

...e prá ficar no mesmo tempo do personagem, o texto está supimpa.

A-do-rá-vel. Quanto à indicação "Diva", não menospreze os que te indicaram, razões há suficientes. Ou não? (Como diria Caetano).

'Taí: Cris nossa Diva. Vamos reescrever o romance de José de Alencar e a Emília será a Cris. E fim de papo.


Bjusmil

Jonice disse...

Supimpa tá esse retrato do Oriosvaldo! Pra patota nenhuma botar defeiro. Tu bateu pra nós lindamente, linda!

Beijo :)

dade amorim disse...

A gente sempre conhece uns tipos desses pelaí. A descrição está perfeita, conjumina todas as qualidades do moço. E o fusca amarelo me fez lembrar do meu, putz.
Besos em ritmo de bolero :)

Anônimo disse...

.


Eu sei que você passou por aqui. Eu sinto a sua presença em cada cômodo dessa casa. Vejo a sua imagem do outro lado da mesa segurando a minha mão. O seu olhar perfurando os meus e a voz suave e doce brincando nos meus ouvidos. Eu sinto que você, ainda, está aqui. O modo como ficou a casa tem um jeito todo seu. O cheiro que eu sinto agora tem a fragrância do seu perfume e as flores que debruçam, murchas sobre o vaso provam o gosto que você tem por elas. Vejo você em cada coisa que se me apresenta. Sinto você por toda a parte a planar como um beija-flor, uma borboleta enfeitando o espaço e colorindo os meus devaneios.

silvioafonso


.

Cris disse...

Priks..

Nem se eu detestasse não adiantaria. Minha geração é a mais inserida no brega ( e com cara de chic rsrsr )...

beijão, garota

Cris disse...

CAntonio...

Tua presença aquí é uma delícia .
Já te contei que vou ainda falar do Colégio 7 de Setembro? Não ria..eu era da fanfarra..humpf!!!

beijão, querido.

Cris disse...

Joquita...

Como estás, menina? Sei que bem. E merecido.

Beijão.Será que alguém da nossa turma da Faculdade está com o jeitão do Oriosvaldo? Imaginei alguém lá dos lados de Higienópolis...rsrsrsrsrsrsr

Cris disse...

Jura, Adelaide , que tens um fusca gema? Que barato!!! rsrsr..Tenho um amigo empresário que adotou um fusca na vida . A esposa se recusa a circular...rsrsrsrsr


beijão.

Cris disse...

Poeta :

Sentes corretamente.As mãos estão segurando as tuas sim , mas sem apertar o beija-flor, que repousa exausto e ainda perdido esperando a nova florada que se anuncia.

CAntonio disse...

Cris,

Falou sim e eu fiquei curioso. Tentei achar pela Internet o Colégio mas nada...

Ainda existe?

Aguardamos as Cris-peripécias na fanfarra.

Bjusmil

Cris disse...

CAntonio...
Fui no yogurt e achei a comunidade do Colégio. Velhinhas como eu, menos lindas, claro.Deixei recado. Serás o primeiro a saber a(s) resposta(s).

Bj more.

Lola disse...

Cris,
Ah! vai dizer que não merece? Merece e muito...
Uma mulher que luta para ser feliz, que tropeça e levanta, que está sempre linda, sim, linda! porque quem tem força para levantar é linda demais...

Uma diva!!!

Beijo, beijinho e beijão, minha fofa!
PS: Você está me deixando melosa,rss...

CAntonio disse...

Cris,


Eu também tiro o chapéu para essa brilhante vilamarianense da gema.

Parabéns

Tânia Defensora disse...

kkkkkkk
Desse glossário aí só não sabia o que era boko moko...
E eu sou do tempo que "boa" não tem nada haver com bondade.
Beijo

Anônimo disse...

Paulo Coelho tirou a cartola e a colocou com a mão direita no peito, sobre o coração. Perfilou-se e sorriu para nós. Eu respondi ao cumprimento, mas não soltei as mãos dos Fernandos, Sabino e Pessoa, que comigo caminhavam. -silvioafonso-

Anônimo disse...

.


Falei duas palavras em palestra na UERJ, no Maracanã (Vila Isabel) no Rio há 12 anos. Fui cumprimentado por Paulo Coelho que assistia com outros interessados em comunicação ao que dizíamos naquela oportunidade. Saímos dali e no café falamos trivialidade. Ganhei um dos seus livros e um abraço. Corri os olhos nas cinco primeiras páginas e nas cinco restantes para concluir o trabalho do escritor. Achei interessante, mas não teria, como não tive, a coragem de lê-lo por inteiro. Fiz a minha parte; tomei conhecimento do conteúdo e da riqueza das capas. Mantenho o presente na minha estante, no meu coração e das lembranças eu guardo com o melhor carinho o sorriso e o abraço que dele, eu recebi.

silvioafonso


.

Renata Silva disse...

Ui! Parabéns por tantos presentes!!! rs
E esses personagens são so que dão histórias.

Beijos

Anônimo disse...

Lola, és uma querida. Curta a fase melosa( por sua conta e risco, ouvisse? )

Beijaço.

Anônimo disse...

CAntonio...

Então, lindo, teremos de montar uma chapelaria juntos.Haja chapéus!!!rsrsrs

Beijos .

Anônimo disse...

rsrsr TÂnia...

Claro.. boko moko é muito velho pra tí. rsrsr

beijo, linda

Anônimo disse...

Poeta...

Parabéns generalizados.

Cada escolha uma sentença . Respeito as cabeças.

Bj

Anônimo disse...

Relinda ( sou mesmo do contra )

Essas figura, colorem minha vida...

Beijão.

Antonio Brito disse...

haha gostei do glossário para os gajos de além mar.

Tem um livrinho que se chama "chfaizfavoire" (algo do gênero) e conta as histórias do Mario Prata em Portugal. É hilariante. Tem as piadas de brasileiro e as verdades de portugueses. Muito interessante.

Bjs

Cris disse...

Conheço sim, Antonio.Já estive muitíssimo ligada nas coisas de Portugal..rsrsr

beijão