19 de outubro de 2009

Achares e achismos


O pensamento era pra ser a nossa melhor companhia. Pensar nos momentos de liberdade em que pudemos tocar a felicidade, pensar no movimento das pessoas queridas em nossa vida , na plenitude da existência , na força de uma palavra carinhosa, no amor doado ou recebido, pensar no amanhã com esperança, ou até em Deus num dia especialmente conturbado, são maneiras de lidar com as emoções e adequá-las ao raciocínio - para não virar "viagem". São os olhares. Os achares.
Todavia, todo bom pensamento corre o risco de ter seu lado b , seu primo indigente , o achismo . É por conta dele as grandes cag..., digo, besteiras sem solução. Por impulso. O achismo é uma fofoca interior. Uma cilada. Um boicote no espírito. Achismo do que o outro estaria pensando, fazendo, querendo dizer ; achismo dos porquês e dos porissos . Dos "Ah ah, já sei !". Um inferno na terra. Da verdade mesmo ninguém sabe - mesmo jurando que sim - o que vai na cabeça do outro. Nem mesmo quando esse outro diz o que vai nela (quando vai alguma coisa nela ). Ele pode estar omitindo, mentindo, também (se) achando , ou até não sabendo.Somos humanos demais , né não, Herr Nietzche?
Substituir achismos por achares é terapêutico . Os achares são condicionais, inteligentes, elegantes, racionais. Em relação ao amor são poéticos, quase filosóficos. Não fabricam compulsão nem ansiedade , eles resultam da observação misturada ao raciocínio e à intuição. É a consciência da possibilidade do não. Os achares refrigeram o espírito.
Podem acreditar.
Boa semana, gente querida.

9 comentários:

Jens disse...

Oi Cris.
Eu acho que...
Não! Na verdade não acho nada, estou apenas olhando, observando, procurando...

Um beijo e uma boa semana pra você também.

Aninha Pontes disse...

Um dia eu achei você.
E nesse momento pensei numa pessoa querida, então corri aqui para te ver.
Deixo meu beijo e meu carinho.

Jacinta Dantas disse...

Então Cris,melhor mesmo é ficar de ouvidos e olhos alertas para constatar quando se tem um bom achado. E, aqui, lembro-me de Caio F Abreu quando diz:

Quem procura não acha.
É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada.
Não há nada a ser esperado. Nem desesperado.

DO disse...

CRIS

Vim te convidar pra comigo comemorar mais um aniversário do "Ramses".

Tem novidade por lá.

Beijos

jorginho da hora disse...

É por conta desses achismos que muita gente faz besteira, acho eu.

Marcelo F. Carvalho disse...

Lindo e certeiro, Cris.
Como escreveu Noel: "quem acha vive se perdendo".
____________________
Abraço forte!

tony disse...

Demorei, mas apareci :). Lindo e certeiro (2), como disse o Marcelo. Os achares fazem parte da composição de certezas, afinal é com dois lados que construímos (ou achamos?) apenas um que vale a pena. O outro a gente "apaga" e/ou sabe demonstrar sutilmente, duma forma que nos permita viver com a plenitude de quem realmente vê o que conhece, como disse no meu post. Adorei a casa nova, e como sugeriu o post de inauguração, ando numa fase também de estar apenas com quem e o que me valem a pena =). Beijos!

Barbara disse...

"Substituir achismos por achares é terapêutico"
GENIAL ISSO!

Aninha Pontes disse...

Bom final de semana.
Beijos